Como higienizar as partes íntimas dos equinos corretamente?

1+
Compartilhar

Como higienizar as partes íntimas dos equinos corretamente?

Pergunta enviada por Regina Arruda via Facebook

 

Limpeza de Áreas Sensíveis

 

Higiene pessoal do seu cavalo pode ser uma questão bastante delicada, já que alguns proprietários preferem contornar do que lidar com a situação, mas é importante e não deve ser negligenciado por você ser melindroso sobre essas coisas. Muitos profissionais argumentam que o trabalho é desnecessário porque a área é de auto-limpeza e não se deve mexer, mas grandes acumulações de sujeira podem iniciar problemas como tumores ou até mesmo câncer, por isso é necessário verificá-lo que haja a limpeza de vez em quando. Deverá ser dada uma especial atenção à higiene íntima dos animais utilizados para fins genealógicos (de reprodução) para prevenir a propagação da algumas doença durante a cobertura.

Estas áreas íntimas precisam de atenção especial em éguas, cavalos castrados e garanhões, sabendo que eles tendem a acumular detritos da de serragem da baia, bem como poeira, esporos e até mesmo material de superfícies da pista. Já houve até mesmo casos de infestação da larva na bainha suja de um cavalo castrado, durante os meses quentes de verão. E não há nada mais desagradável do que quando fazemos a preparação da parte de baixo do seu cavalo e encontrar grandes pedaços de detritos mau cheirosos, pegajoso, ceroso, preso na pele! A frequência em que você limpa as regiões inferiores do seu cavalo realmente depende do cavalo individualmente: para alguns, é anualmente; para os outros trimestralmente é o melhor.

 

O que você precisa

É correto dizer que você deve sempre usar luvas. Luvas cirúrgicas finas descartáveis ​​são a melhor opção como elas não são tão espessas e pesadas como as do tipo doméstico. Você também vai precisar de água limpa, morna; duas pequenas toalhas ou flanelas e quatro esponjas coloridas diferentes. Tome nota de que a esponja da cor que você vai usar é para qual área; olhos, narinas, área de trás e íntimos. Dessa forma, você não vai esquecer qual foi esponja que você usou nas áreas e repetir o exercício em uma data posterior.

Sempre mantenha o seu kit de limpeza exclusivo; ou seja, nunca use a mesma esponja ou toalha em outro cavalo, você pode espalhar a infecção.

P.S.: sempre usar um capacete duro e forte e botas com biqueira de aço. Mesmo o cavalo mais confiável pode tomar uma reação precipitada ao realizar uma tarefa que sai do seu “banho de rotina”, especialmente se o mesmo é realizada com pouquíssima freqüência.

Proceda com cuidado, com calma e lentamente mantendo um olhar atento sobre a sua linguagem corporal e nunca ficar diretamente atrás de seu cavalo. Uma boa ideia para começar seria colocar a esponja suavemente o interior das pernas em primeiro lugar, apenas para avaliar sua reação antes de se aventurar mais, e lembre-se de falar tranquilamente com o seu cavalo enquanto você o banha.

Seria bom escolher um dia de silêncio como no quintal por exemplo.  Melhor condição seria após o exercício, quando o cavalo ficou no pasto durante a noite ou o dia todo no piquete, ele estará calmo e sonolento.

 

Fêmeas

Fêmeas podem ser mais confuso neste “departamento” especialmente durante a sua temporada, por isso é importante manter a área limpa e fresca. Você também deve lavar o rabo com bastante frequência enquanto ela está em temporada também pois isso pode se tornar pegajoso e desagradável.

Primeiro de tudo, amarrar sua égua com um pequeno cabresto para mantê-la bem presa. Escolha sua esponja de cor escolhida e adicione um pouco de Shampoo Neutro Winner Horse num balde com água e misture, permita que sua égua possa sentir o cheiro da esponja antes de começar. Nunca use shampoo não próprios para equinos ou desinfetante para lavar áreas íntimas pois isso pode facilmente irritar a pele sensível.

Comece lavando área úbere e tetas. Seja gentil e fique tentado esfregar todass as sujeiras mais difíceis; coloque na esponja novamente shampoo e lave a área outra vez até que toda a sujeira se solte e saia. Quando a área estiver limpa, pegue a segunda esponja, mergulhe-o no segundo balde de água limpa e limpe outra vez para remover qualquer resíduo que sobrou do shampoo. Finalmente, use uma toalha macia ou flanela limpa e seque delicadamente.

Repita esse processo com a vulva, lembrando-se de usar esponjas limpas, baldes de água morna e uma toalha limpa. Só use o produto em torno da área única, nunca dentro.

Depois passe para a área da cauda, não se esquecendo de usar esponjas limpas, água e toalhas como antes.

 

Machos castrados e garanhões

Inicialmente, o método para a limpeza de “rapazes” é o mesmo como descrito acima para as éguas; usar esponjas limpas, água limpa e toalhas limpas para cada área.

Proceder com cautela quanto os castrados ficarem muito relutantes em ter suas áreas delicadas tocada. Uma vez que você está confiante de que seu cavalo está resolvido e aceitou suas ministrações, pegue a esponja umedecida com água e shampoo e limpe à volta do interior da bainha para soltar todos os restos secos. Essas secreções geralmente se soltam facilmente uma vez que você repetir o processo algumas vezes. Você pode então usar os dedos para soltar suavemente todos os pedaços particularmente teimosos.

Finalmente, use uma esponja limpa e úmida para limpar qualquer produto remanescente e seque pro fora da área com cuidado.

Se seu cavalo não tolerar ter sua bainha feita como acima, tente limpar com uma pequena quantidade de gel lubrificante em torno do interior da bainha. Isso vai ajudar a soltar quaisquer acúmulos de detritos que depois se soltam com a ajuda da gravidade e não vão exigir mais nenhuma intervenção sua.

Agora termine a limpeza da cauda do seu cavalo, como descrito acima.

 

Fonte: ofhorse.com

Um Comentário

  • avatar
    Zelina
    1 de outubro de 2017

    Gostaria de receber informações sobre como cuidar de cavalos quarto de milha que participa de corridas.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Open chat