9
dez
Formas de entender um cavalo
A capacidade de entender o que o animal expressa com certas vocalizações e atitudes permite ao dono se relacionar com ele de maneira mais significativa e reforça o vínculo entre os dois.
1. Olhe para os olhos do cavalo.
Prestar atenção nos olhos dele permite ao treinador perceber como ele está se sentindo no momento (por exemplo, alerta, sonolento, entre outros). Saiba também que humanos e cavalos enxergam o mundo de maneiras distintas. Estes têm uma visão panorâmica (que produz uma imagem parecida com a de uma câmera panorâmica). Como é caçado na natureza, é importante que esse mamífero tenha uma visão ampla dos seus arredores. Além do quê, ele tem péssima percepção de profundidade, ou seja, nem sempre tem ideia de quão profundos ou achatados são os objetos que estão no seu campo de vista — o que para nós é uma poça inofensiva, a ele parece um poço sem fundo.
Olhos brilhantes e bem abertos indicam que ele está alerta, atento ao que está acontecendo à sua volta.
Pálpebras ligeiramente caídas sugerem que o cavalo está com sono.
O cavalo está dormindo se ambos olhos estiverem fechados.
Se apenas um dos olhos está aberto, há algo errado com o outro. Talvez seja necessária a ajuda de um veterinário para determinar a causa do olho fechado.
Às vezes o cavalo move a cabeça em todas as direções para enxergar melhor os arredores.
2. Observe o posicionamento das orelhas.
O cavalo vira as orelhas em diferentes direções para captar melhor os sinais sonoros que chegam até ele, e as posiciona de diversas maneiras para expressar o que ele está sentindo. Ele é capaz de mover ambas orelhas ao mesmo tempo ou cada uma individualmente.
Quando elas têm uma ligeira inclinação para a frente, o cavalo está relaxado. Se, por outro lado, elas estiverem bem inclinadas para a frente, ele pode estar interessado em, ou talvez se sentindo ameaçado por, algo que está se passando perto dele. Para ter certeza de que ele está se sentindo ameaçado, verifique se as narinas estão dilatadas e os olhos, arregalados.
Orelhas abaixadas para trás são claro sinal de irritação. Se você notar as orelhas abaixadas quando estiver perto dele, afaste-se lentamente até uma distância segura.
Quando vira apenas uma orelha para trás, o cavalo provavelmente está prestando atenção em algum som que vem de trás de si.
Orelhas inclinadas para os lados indicam que o cavalo está concentrado, porém relaxado.
3. Observe as expressões faciais do cavalo.
Cavalos respondem aos estímulos do ambiente com uma variedade de expressões faciais, as quais, na maioria das vezes, vêm acompanhadas de outros sinais de linguagem corporal.
O queixo ou a boca do animal ficam caídos quando ele está relaxado ou sonolento.
A contração do lábio superior caracteriza o reflexo flehmen. Embora nós, humanos, achemos essa expressão engraçada, ela é um recurso que ajuda os mamíferos a perceber e interpretar melhor cheiros não familiares. Durante o reflexo flehmen, o cavalo estica o pescoço, ergue a cabeça, inspira o ar demoradamente e enrola o lábio superior para cima, exibindo assim os dentes e as gengivas.
Potros, animais recém-desmamados e sobreanos estalam os dentes com o propósito de que os cavalos mais velhos saibam que eles estão por perto e não os machuquem por acidente. Para emitir esse som, eles esticam o pescoço, suspendem o queixo, deixam os dentes expostos contraindo os lábios superior e inferior, e batem uma arcada contra a outra seguidas vezes. Você ouvirá um clique discreto sempre que o potro fizer isso.
Fonte: www.HorseBrasil.com.br