Lei que proíbe uso de cavalo e jumento no transporte de cargas já está em vigor
Deputado acha que legislação impedirá maus tratos a animais, mas presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da AOB discorda
Autor do projeto, o deputado estadual Dionísio Lins (PP), acredita que a lei vai impedir que muitos animais sofram maus tratos. “Esse tipo de frete é comum na Zona Oeste, como na Barra, onde vi outro dia um animal transportando material de construção para uma empresa que faz a obra do metrô. É um absurdo e revoltante ver o animal sofrer desta forma”, afirmou.
Ainda segundo o parlamentar, quando os animais não servem mais para o transporte de carga, assim como lixos, entulhos e ferragens, muitos são sacrificados. “Carregam peso até não poderem mais, caem por cansaço e exaustão no asfalto quente. Alguns acabam brutalmente sacrificados quando não aguentam mais o trabalho”, lembrou Dionísio.
Para o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, o advogado Reynaldo Velloso, a lei é ineficaz. “Toda lei para proteger o animal é bem vinda, mas na verdade, acaba permitindo tudo. De acordo com o texto, ficam de fora desta lei as áreas rurais e turísticas, onde os animais são explorados continuamente”, explicou.
A proibição do uso de animais não se aplica às espécies utilizadas nas áreas rurais ou às charretes encontradas em áreas turísticas e de lazer, como na Praça Xavier de Brito, a ‘Praça dos Cavalinhos’, na Tijuca, na Zona Norte, onde há fiscalização.
Lá, 27 animais como cavalos e pôneis, fazem sucesso com a criançada. “Nossos bichos são bem tratados. Eles passam por um veterinário a cada dois meses, onde fazem exames de sangue e são vacinados. Eles dão volta pela praça só nos fins de semana, das 9 às 18h. Ganham carinho e são protegidos”, avisou Bruno da Silva, 37, dono de nove cavalos.
O casal Otair de Carvalho, 43, e Mabel Esteves, 38, levou o sobrinho Pedro, de 3 anos, para montar num dos cavalos da praça e apoiou a lei. “Cavalo não é meio de transporte. É para lazer. Existe caminhão para transportar carga”, disse Mabel.
maria melo
11 de janeiro de 2016Espero que sejá pra valer e que esses caras obedeçam porque toda hora morrem animais por maustratos a fica por isso mesmo os caras arruma outro e continua e começa o terror de novo
Grizzly
21 de janeiro de 2016Never would have thunk I would find this so inlebpinsasde.
Renata Adriana
11 de janeiro de 2016Espero que aqui em Minas também sirva está lei…
Danúbio Campos
12 de janeiro de 2016Infelizmente uma Lei como essa (bem como muitas outras) não tem força no Norte e Nordeste do País…
Kaedon
21 de janeiro de 2016I read your post and wihesd I was good enough to write it