15
fev
Meu cavalo está tossindo frequentemente, o que pode ser?
Ultimamente meu cavalo castrado começou a tossir quando levado para fora da sua cocheira e quando começamos a aquecer. Ele é mantido em sua cocheira cerca de 12 horas por dia. O estábulo em que ele fica é muito aberto e tem excelente ventilação. É possível que o feno está muito empoeirado ou há algo a mais que poderia estar causando isso?
Sim, é possível que o seu cavalo está reagindo à poeira, mofo, ou outros irritantes que ele está respirando do feno ou no estábulo, embora o feno pode ser de alta qualidade e a cocheira tem excelente ventilação. Recomendamos que você entre em contato com seu veterinário e peça-lhe que examine o seu cavalo, bem como tomar uma história detalhada e realizar uma caminhada minuciosa em torno do estábulo para chegar a algum diagnóstico, de modo que as mudanças de gestão corretas e protocolo de tratamento pode ser iniciado o mais rápido possível. Se o problema são alergias, infecção ou algum outro distúrbio, o veterinário é o melhor recurso para descobrir a emissão primária e você começar no caminho certo!
A condição que vem à mente quando li a pergunta e que você vai querer discutir com o seu veterinário – seria alguma doença inflamatória das vias aéreas ou IAD, que ocorre em jovens para cavalos de meia-idade? Se não tratados, alguns especialistas acreditam que pode levar a recorrente Obstrução das Vias Aéreas ou DPOC, mais conhecido como “suspiros”, um problema mais grave em meio aos cavalos mais velhos, por vezes, comparados a asma em seres humanos.
De acordo com Dr. Melissa Mazan da Universidade de Tufts, IAD é uma doença de cavalos novos e atléticos caracterizadas por baixo grau de inflamação, obstrução das vias aéreas de baixo grau e hiper-responsividade. Proprietários devem notar uma tosse intermitente, corrimento nasal e intolerância ao exercício leve. IAD é melhor diagnosticada examinando fluídos obtidos a partir das vias aéreas inferiores e o melhor tratamento controlando o meio ambiente, e quando útil, com a medicação também.
Enquanto você está agendando a visita do veterinário, tome alguns passos que possam melhorar a “zona de respiração” do seu cavalo: