Morre, aos 34 anos, La Frontera Tormento, o único cavalo chileno a vencer o Freio de Ouro

0
Compartilhar

Morre, aos 34 anos, La Frontera Tormento, o único cavalo chileno a vencer o Freio de Ouro

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

 

cavalo-la-frontera-tormento-morte (Foto: JG Martini)
Tormento foi um dos primeiros a integrar a lista do Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos(Foto: JG Martini)

Morreu nesta quarta-feira, dia 15 de março, um dos mais importantes cavalos da raça Crioula. Importado do Chile, La Frontera Tormento foi o único exemplar daquele país a conquistar o Freio de Ouro – em 1993, montado pelo ginete Vilson Souza. Lembrando que a prova do Freio de Ouro é a mais importante do cavalo crioulo.

De propriedade das cabanhas gaúchas Maufer e Monte Bello, Tormento viveu até os 34 anos. Como reprodutor, tornou-se um dos expoentes da raça, sendo um dos primeiros a integrar a seleta lista do Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Atualmente, tinha 100 filhos e 252 netos pontuados.

Na Cabanha Maufer, situada no município de Cruzeiro do Sul (RS), La Frontera Tormento deixa diversas filhas, que prometem dar continuidade a esse legado genético. Entre os filhos de destaque do garanhão está Salário 163 Maufer, que sagrou-se Bocal de Bronze em 2007.

 

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Open chat