A alimentação dos equinos, assim como de qualquer outro animal, precisa ser observada e direcionada de acordo com as atividades que o animal exerce, raça, entre outros. A dieta básica dos equinos deve conter os seguintes nutrientes: água, hidratos de carbono, óleos e gorduras, fibras, minerais, proteínas e vitaminas.
A necessidade de água depende da temperatura, da quantidade de exercício, da alimentação e da idade. O equino jovem tem na sua constituição aproximadamente 80% de água, no cavalo adulto a porcentagem fica entre 50 a 60%.
Os hidratos de carbono são encontrados no amido, que por sua vez está presente nos cereais; no açúcar, presente em todos os alimentos, principalmente no melaço e erva fresca; e em alguns componentes das fibras.
Os óleos podem ser encontrados em pequenas quantidades na maioria dos alimentos comerciais e é geralmente acrescentado à dieta do cavalo sobre a forma de óleo vegetal, que contém duas vezes e meia mais energia do que os hidratos de carbono, sendo assim fontes de energia concentrada.
As fibras são encontradas em todos os alimentos, mas principalmente na erva, no feno e na palha, sendo essenciais na dieta do cavalo.
As proteínas presentes nos alimentos quando decompostas dão origem aos aminoácidos, essenciais no crescimento, gravidez, produção de leite e na reparação de tecidos.
Os minerais mais importantes são o cálcio e o fósforo, com relação de aproximadamente uma parte e meia de cálcio para uma parte de fósforo. O magnésio, o sódio, o cloro e o potássio são outros principais. Já o cobre, o ferro, o manganês, o selênio e o zinco são minerais secundários.
As principais vitaminas são A, D, E, K e o grupo B, que ajudam a controlar as reações químicas. Os alimentos verdes são boas fontes de vitaminas.
Katherine nazareth rodrigues tavares
30 de abril de 2016Parabens!
CLAUDIONOR NARCISO RÔA
2 de maio de 2016Parabéns pelas matérias, são sempre bem informativas….