20
jan
O cuidado com os olhos equinos
Pergunta enviada por Regina Arruda via Facebook.
Você sabia que o cavalo tem o maior olho que qualquer outro animal terrestre? Este fato, juntamente com a localização do olho de destaque no lado da face na parte mais larga da cabeça torna-o mais propenso à lesões e infecções.
Para manter os olhos protegidos e limpos, o ideal primeiramente seria manter seu cavalo sempre examinado por um médico veterinário, mas é bom você sempre manter a higiene dos olhos; Chumaços de algodão descartáveis embebidos em soro fisiológico ou água limpa são a melhor opção para remover gentilmente as impurezas dos olhos bem como as secreções excretadas pelo mesmo. Jamais use o mesmo chumaço para limpar olhos de diferentes animais.
Mantenha os olhos protegidos de moscas com tela de proteção e Karflae Winner Horse (jamais aplicar o Karflae diretamente nos olhos, ao invés disso aplique o produto no pescoço e próximo da cabeça para repelir os insetos), evite também deixar o cavalo por muito tempo com os olhos expostos ao sol forte.
Saiba distinguir o que é um olho saudável.
Ambos os olhos devem aparecer simétricos. Ambas as pálpebras devem abrir na mesma medida, os brancos dos olhos deve ser de cor branca pura, as pupilas devem ser ambos do mesmo tamanho, e os olhos devem estar limpos. Prete atenção em:
> Inchaço de apenas um olho ou pálpebra
> Um olho vermelho ou o olho com os vasos sanguíneos irritados
> Pupila uma maior do que a outra
> Saltos ou linhas na superfície do olho, o que poderia indicar um arranhão ou úlcera
> Secreção amarela ou verde (ocasionalmente, quando os olhos ficam muito empoeirados o olho tende a “expulsar” a poeira para fora do olho, então uma secreção clara no canto interno do olho pode ser normal.)
> Vesgo ou evitando a luz solar
> Um olho que parece vermelho, nublado ou afundado
> Um olho que o cavalo continua fechado
> Uma quantidade excessiva de fluido lacrimal, de tal modo que o olho esta constantemente marejado
> Os brancos dos olhos inchados
Perceba a importância de obter atenção médica.
Se você perceber algo incomum sobre os olhos do seu cavalo, chame o veterinário. Existem muitas causas potenciais de problemas oculares em cavalos, de alergia, trauma, e detritos, bem como outras doenças e estas precisam ser diagnosticadas profissionalmente e manter o tratamento correto, a fim de preservar a visão do cavalo. Negligenciar ou ignorar que o cavalo tem um problema pode pôr em risco a visão do cavalo.
Esteja ciente de que algumas condições podem exigir tratamento ao longo da vida, como uveíte recorrente eqüina. Quanto mais cedo você começar a cuidar de doenças oculares do seu cavalo, melhores são as chances que ele tem de se recuperar ou viver confortavelmente.