O cuidado com os olhos equinos

1+
Compartilhar

O cuidado com os olhos equinos

Pergunta enviada por Regina Arruda via Facebook.

Você sabia que o cavalo tem o maior olho que qualquer outro animal terrestre? Este fato, juntamente com a localização do olho de destaque no lado da face na parte mais larga da cabeça torna-o mais propenso à lesões e infecções.

Para manter os olhos protegidos e limpos, o ideal primeiramente seria manter seu cavalo sempre examinado por um médico veterinário, mas é bom você sempre manter a higiene dos olhos; Chumaços de algodão descartáveis ​ embebidos em soro fisiológico ou água limpa são a melhor opção para remover gentilmente as impurezas dos olhos bem como as secreções excretadas pelo mesmo. Jamais use o mesmo chumaço para limpar olhos de diferentes animais.

Mantenha os olhos protegidos de moscas com tela de proteção e Karflae Winner Horse (jamais aplicar o Karflae diretamente nos olhos, ao invés disso aplique o produto no pescoço e próximo da cabeça para repelir os insetos), evite também deixar o cavalo por muito tempo com os olhos expostos ao sol forte.

 

Saiba distinguir o que é um olho saudável.

Ambos os olhos devem aparecer simétricos. Ambas as pálpebras devem abrir na mesma medida, os brancos dos olhos deve ser de cor branca pura, as pupilas devem ser ambos do mesmo tamanho, e os olhos devem estar limpos. Prete atenção em:

> Inchaço de apenas um olho ou pálpebra

> Um olho vermelho ou o olho com os vasos sanguíneos irritados

> Pupila uma maior do que a outra

> Saltos ou linhas na superfície do olho, o que poderia indicar um arranhão ou úlcera

> Secreção amarela ou verde (ocasionalmente, quando os olhos ficam muito empoeirados o olho tende a “expulsar” a poeira para fora do olho, então uma secreção clara no canto interno do olho pode ser normal.)

> Vesgo ou evitando a luz solar

> Um olho que parece vermelho, nublado ou afundado

> Um olho que o cavalo continua fechado

> Uma quantidade excessiva de fluido lacrimal, de tal modo que o olho esta constantemente marejado

> Os brancos dos olhos inchados

 

Perceba a importância de obter atenção médica.

Se você perceber algo incomum sobre os olhos do seu cavalo, chame o veterinário. Existem muitas causas potenciais de problemas oculares em cavalos, de alergia, trauma, e detritos, bem como outras doenças e estas precisam ser diagnosticadas profissionalmente e manter o tratamento correto, a fim de preservar a visão do cavalo. Negligenciar ou ignorar que o cavalo tem um problema pode pôr em risco a visão do cavalo.

Esteja ciente de que algumas condições podem exigir tratamento ao longo da vida, como uveíte recorrente eqüina. Quanto mais cedo você começar a cuidar de doenças oculares do seu cavalo, melhores são as chances que ele tem de se recuperar ou viver confortavelmente.

 

Entender como cavalos enxergam nos ajuda a compreender, prever e modificar o comportamento de um animal em certos casos. Nós temos uma tendência a assumir que o ponto de vista do mundo que nos rodeia e do ponto de vista do cavalo são semelhantes, mas não é o caso. Infelizmente a ciência não nos dá uma imagem exata do que um cavalo vê; apenas a cavalo poderia fazer isso. Avaliação da anatomia e fisiologia do olho do cavalo nos da algumas boas dicas sobre o que eles vêem.

A visão do cavalo evoluiu para ajudar a evitar predadores enquanto estão pastando e permitir o galope rápido em terrenos difíceis. Os olhos do cavalo são posicionados para o lado da cabeça e relativamente longe do crânio, permitindo-lhe ver por trás, enquanto pastam. Quando a cabeça é posicionada normalmente, há uma estreita área cega atrás da garupa, embora qualquer movimento da cabeça o torna capaz de visualizar a área cega. O cavalo pode ver em frente e para cada lado com a visão binocular e a visão traseira com visão monocular. Eles possuem duas vias neurológicas visuais diferentes, binocular e monocular.

Visão lateral é reforçada pelo fato que a pupila do cavalo é horizontal, de modo que a sua constrição na luz brilhante não diminui o campo da visão lateral. A visão periférica é mais importante para o cavalo, a retina periférica parece ser relativamente mais útil, uma vez que é eficazmente estimulados pelo movimento. Esta capacidade de ver quase 360 ​​graus em torno do cavalo quando considerado que em conjunto com a retina periférica é estimulada pelo movimento e mecanismo de defesa do cavalo de galope explica a proporção de susto facilmente de movimento para trás.

Cavalos enxergam poucas cores. Eles conseguem diferenciar amarelo, verde e azul, mas têm dificuldade com o vermelho, semelhante ao daltonismo em seres humanos. Como visão de cores é importante para a sobrevivência do cavalo não é muito clara, mas é evidente a olho equino evoluiu para lidar com dias muito claros e noites escuras. A pupila equina se contrai rapidamente, mas não se dilatam tão rapidamente quanto ao dos seres humanos. É por isso que os cavalos não se adaptam rapidamente ao andar em um celeiro escuro ou depois de a luz é desligada. Grânulos grandes escuros na borda da pupila chamado corpora nigra são usados ​​para ajudar a pupila na constrição para se proteger da luz excessiva em dias claros. Uma camada refletora especial da retina para trás dos nervos sensoriais chamado tapetum lucidum permite que a luz fraca possa ser refletida de volta para os nervos depois de ter passado vez, melhorando a visão nocturna.

O globo do olho do cavalo não é de forma esférica. Isto permite que a lente foque em diferentes distâncias mais facilmente quando visto a partir de determinados ângulos. Isto significa que um cavalo pode se concentrar em certas coisas inclinando a cabeça para determinar os ângulos. O movimento da cabeça também pode afetar a visão binocular e monocular e as vias neurais envolvidas.

Uma pergunta frequente feita por proprietários de cavalos quando notam um problema ocular pela primeira vez é “eu preciso levar meu cavalo ao veterinário para dar uma olhada?” A resposta a essa pergunta é quase sempre “Sim” devido à natureza agressiva de muitas doenças oculares. O veterinário deve examinar se o cavalo é incapaz de manter confortavelmente o olho aberto,  se não há qualquer descoloração do olho, se há presença de inchaço em torno do olho, ou se há aumento do lacrimejamento. Estes sinais são indicações não-específicas de dor ocular que precisam ser cuidadosamente investigadas através de exames oftalmológicos e coloração especial para determinar a origem do desconforto. Glaucoma, uveíte, conjuntivite e ulceração da córnea podem causar estes sinais, e todos são tratados de forma diferente. De fato, os medicamentos utilizados para tratar a uveíte ou conjuntivite deve ser evitada na presença de uma úlcera da córnea, pois eles podem aumentar o risco de infecção e retardar a cura.

Se você perceber que seu cavalo está mostrando qualquer indicação de desconforto em torno do olho, contate o seu veterinário o mais rápido possível! Muitos problemas oculares pode causar rapidamente  danos irreversíveis ou até mesmo a perda da visão em um período muito curto de tempo se não for corretamente tratado.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Open chat