Imagine passar de segunda a sexta sentado na frente de um computador o dia todo, e depois ir para casa e deitar no sofá e assistir TV à noite. O que você acha que aconteceria se você for em caminhar durante todo o dia no sábado? Você ficaria cansado no final do dia, e dolorido. Você pode até achar que se machucou, e acaba mancando no escritório na segunda-feira.
Este é a mesma realidade para os cavalos. Se um cavalo está em sua baia ou paddock a semana toda e depois trabalha duro no fim de semana, ele vai acabar cansado, dolorido e talvez até mesmo contundido.
O truque para manter seu cavalo feliz e saudável quando se trata de exercício é o mesmo que seria para você: condicionamento.
“Condicionamento básico é necessário para a manutenção adequada da saúde mental e física de um cavalo”, diz a treinadora dressage Lisa Scebbi de Diamond EliteHorse Training em Norco, Califórnia. “Um cavalo devidamente condicionado tem menos chance de lesão. Feitos corretamente, exercícios consistentes também manterão a elasticidade muscular e lubrificação das articulações “.
Os cavalos que sofrem de síndrome do “guerreiro fim de semana” estão em risco para ambas as questões físicas e comportamentais, de acordo com Scebbi. “Um cavalo com excesso de trabalho pode tornar-se físicamente ou mentalmente danificado, o que pode levá-lo a desenvolver comportamentos negativos”, diz Scebbi. “Os sinais de comportamentos negativos incluem irritabilidade ao ser aprontado ou montado, a resistência em transições de uma marcha para outra, e resistindo ao treino ou negando ordens.”
Condicionando seu cavalo para o tipo de equitação que você estará fazendo vai mantê-lo em boa forma física e emocional.
Para passeios
Pista de equitação é a atividade equestre mais popular; ele também pode ser o mais extenuante para um cavalo, dependendo do terreno, ritmo e duração do passeio.
“Um cavalo que é convidado a negociar um terreno difícil quanto uma pista de equitação precisará ter seus tecidos musculoesqueléticos fortes o suficiente para evitar se contundir”, diz Nancy Loving, DVM, veterinário eqüino de Loving Equine Clinic, em Boulder, Colorado, e autor de Go the Distance. “A quantidade e o grau que um cavalo precisa ser condicionado depende do nível de trabalho que o cavalo está a realizar. Uma trilha passeio ocasional de 5 a 10 km pede um conjunto muito diferente de circunstâncias do que uma prova de resistência de 50 ou 100 km.
“Se um cavalo incondicionado é convidado a trabalhar em terrenos difíceis, rochoso ou montanhosos e/ou em um trote constante e galope, é possível que o cavalo sofra contusões na pata, tendão ou ligamento estirpe, ou complicações metabólicas”, diz Loving. “Se solicitado a trabalhar em dias quentes e, em especial, as condições de tempo úmido, o sistema metabólico do cavalo pode ser comprometido devido a perdas de fluidos e eletrólitos através do suor.”
Loving explica que isso pode levar a uma série de problemas relacionados com a “síndrome do cavalo exausto”, que incluem miosite (rigidez muscular, dor e cólicas), espasmos (a contração espasmódica do diafragma), cólica, estresse por calor, e até mesmo laminite.
Se você pretende ir em uma longa viagem com amigos, ou apenas quer começar a pista de equitação por várias horas, dê ao seu cavalo exercícios freqüentes em uma rotina regular pelo menos dois a três meses de antecedência do evento. É melhor não parar o programa de condicionamento do seu cavalo durante as semanas, pois ele vai perder o condicionamento adquirido.
“Estratégias adequadas condicionado conta com o tempo do cavaleiro na sela, pelo menos três a cinco dias por semana na fase de formação inicial”, diz Loving. “Com o aumento do condicionamento, uma vez que uma base forte tem sido desenvolvida, o cavalo pode ser montado apenas dois ou três dias por semana com aumento da intensidade e/ou duração. Distâncias são aumentadas lentamente para ativar o corpo do cavalo para se adaptar e se tornar mais eficiente. “
Loving acrescenta que uma vez que seu cavalo tem mais ou menos um mês de equitação estável e está trabalhando em uma caminhada e trote de forma confiável por uma ou duas horas em terreno plano, você pode recuar um pouco a distância e pedir um pouco mais de velocidade ou escalada.
“À medida que os meses passam, o cavalo aprende a trabalhar por períodos mais longos e aumenta a progressivamente das velocidades ou exigências físicas”, diz Loving. “Distância e velocidade nunca devem ser aumentadas ao mesmo tempo.”
De acordo com Loving, um cavalo normalmente precisa de três a seis meses de treinamento a distância lenta, longa e consistente para ser capaz de resistir a um passeio de trilha durante todo o dia sem efeitos negativos.
“É importante notar que o cavalo deve ser condicionado ao terreno em que ele será convidado a passar durante um passeio de trilha, diz ela. Naturalmente, a melhor maneira de condicionar o seu cavalo para a equitação na trilha é mapear as trilhas em uma área de 5 ou 6 km. Tenha em mente que o cavalo anda em média um km em cerca de 20 minutos, e deve trota-lo de 9 a 12 minutos. Descobrindo o passeio, você vai estar de o que seu cavalo vai estar fazendo no dia do passeio.
Para uma caminhada durante todo o dia, monte seu cavalo três vezes por semana cerca de quatro a seis semanas para construir o seu condicionamento. Se seu cavalo já estiver na pista de forma intermitente, continue com distância e ritmo que você tem feito nas duas primeiras semanas, mas adicionar um dia. Você pode fazer um passeio ou um trabalho diferenciado na arena, qualquer coisa que vai ser divertido para o seu cavalo e não mantê-lo entediado.
Quando você chegar em três semanas, adicione cinco minutos de trote, de cinco a seis vezes durante o passeio. Durante as semanas quatro e cinco, continuar a adicionar distâncias mais longas no mesmo ritmo. Um mês antes de seu passeio longo, faça passeios mais longos algumas vezes. É útil saber que durante o treinamento, o seu cavalo só precisa ser capaz de cobrir cerca de 50% da distância que ele estará fazendo no passeio do dia inteiro.
Em seis semanas, o seu cavalo deve estar bem forma se você manteve a programação. Se você perder um dia aqui e ali na formação, não se preocupe com isso… Os cavalos são geralmente atléticos e adaptáveis o bastante para que isso não afete seu condicionamento geral.
Arena de equitação (Competições)
Se você pretende montar seu cavalo para arenas de equitação (competições), você precisa deixa-lo condicionado ao nível de atividade e habilidade adequada.
Assumindo que o seu cavalo é sadio e saudável e vem recebendo algum exercício regular, você pode começar com o aumento da sua estadia sob a sela, incrementando 15 minutos a cada semana. Por exemplo, se você tem montando-o três vezes por semana, durante 30 minutos cada, aumentar esse número para três vezes por semana durante 45 minutos. Você também pode adicionar mais um dia de exercício à sua rotina. Quanto mais exercício que você dar-lhe, mais apto ele se tornará. Apenas lembre-se de adicionar o exercício gradualmente, de modo que você não exausta-lo e causar contusões.
Constância também é importante. Se seu cavalo só anda na pista, você precisa adicionar algum trote à sua rotina. Comece com 10 minutos de trote durante cada treino na primeira semana, e adicione mais trote em cinco minutos nas semanas subseqüentes. Utilize este mesmo método para a edificação do galope.
Se você for montar seu cavalo durante 30 a 60 minutos duas vezes por semana, você precisa adicionar pelo menos mais um passeio durante a semana. Um dia extra de equitação vai ajudar a condicionar o seu cavalo lentamente em vez de colocá-lo através de um treino difícil apenas nos fins de semana. Um cavalo pode construir a resistência rapidamente apenas por que está sendo montado três dias por semana.
Para um cavalo condicionado, Scebbi ressalta a importância da compreensão de que os cavalos têm ambos um lado forte e um lado fraco. Trabalhar ambos os lados é importante para manter o seu cavalo equilibrado.
“Os cavalos são semelhantes aos seres humanos, dominam o lado direito ou do lado esquerdo”, diz Scebbi. “Há muitos exercícios de equitação que podem ser usados dentro ou fora da pista para fazer a ponte entre os dois lados. O tônus muscular recentemente desenvolvido garante que o cavalo pode transportar confortavelmente o cavaleiro.”
Se você não tem tempo para andar tão freqüentemente quanto você gostaria, tente rodar o cavalo, pelo menos, mais um dia durante a semana. “Sabemos que algumas pessoas têm agendas lotadas, mas para um cavalo saudável e feliz, adicione pelo menos um dia no meio da semana”, diz Scebbi. “Se você não pode rodar o cavalo, contrate um responsável treinador que pode. É só deixar o cavalo em movimento, pelo menos, três dias por semana.
Pulso e respiração
Um aspecto importante de condicionamento seu cavalo é medindo nas taxas de pulso e respiração. Antes de começar o condicionamento, aprenda a ler o pulso e respiração do seu cavalo para que você possa medir seu condicionamento ao longo do caminho.
Pulso do seu cavalo é a chave para a compreensão eficiente de como o coração do seu cavalo está funcionando durante o exercício. O segredo para um cavalo bem condicionado é uma taxa de impulso que sobe para um determinado nível durante o exercício e, em seguida, recupera-se rapidamente após o término do trabalho. A taxa de pulso da maioria dos cavalos chega a 100 batimentos por minuto (bpm) quando eles estão se exercitando, e diminui com a taxa pós-exercício normal para cerca de 60 bpm após cinco minutos ou mais de descanso. Quando 60 bpm é atingido, o cavalo se recuperou do exercício.
Para medir o pulso do seu cavalo, você pode usar um estetoscópio ou apenas fazê-lo com a mão. Você também vai precisar de um relógio que exibe os segundos. Trote seu cavalo por alguns minutos e, em seguida, meça o pulso. Você deve senti-lo atrás de sua cintura, no lado esquerdo; no interior do membro anterior; ou sob o maxilar, abaixo das bochechas. Pode levar algum tempo para localizar a batida, então não desista! É preciso prática para localizar em muitos cavalos. (Tenha cuidado para não usar o polegar, porque você pode confundir o seu próprio pulso com o de seu cavalo.)
Quando você encontrar o pulso, comece a contar os batimentos durante 15 segundos. Multiplique o número que você contou por quatro para calcular a frequência cardíaca do seu cavalo em batimentos por minuto. Como você trabalha para condicionar o seu cavalo, verifique a sua taxa semanal de pulsos para ver se ele se recupera mais rápido quando você colocar mais tempo para a sua formação. Quanto mais rápido ele atinge a taxa de 60 bpm, o mais apto ele está se tornando.
A respiração é uma outra maneira de julgar se o seu cavalo está se recuperando rapidamente de um treino. Por 15 segundos, meça a respiração do seu cavalo através da contagem do número de vezes que seus flancos se expandem. Multiplique este número por quatro para obter suas respirações por minuto. Antes de iniciar seu programa de exercícios, meça a respiração do seu cavalo em repouso, em seguida, meça novamente após um bom treino. Verificá-lo semanalmente para se certificar de seu cavalo está melhorando a sua aptidão. Quanto melhor seu condicionamento, mais rápido sua taxa de respiração volta ao normal (10 a 24 respirações por minuto) após o exercício.
Audrey Pavia é o autora de Horses for Dummies and Horseback Riding for Dummies. Ela vive em Norco, Califórnia com seus dois mustang espanhóis, Rio e Milagro.
Fonte: Horse Channel
Um Comentário
Jennylee
21 de janeiro de 2016
These topics are so connsuifg but this helped me get the job done.
Jennylee
21 de janeiro de 2016These topics are so connsuifg but this helped me get the job done.