Na delegacia de Iztapalapa foram presos seis homens que maltrataram e assassinaram aproximadamente 20 cavalos e burros. Os corpos foram encontrados dentro de um container de caminhão.
Vizinhos do bairro Santa Barbara denunciaram que cerca de 20 animais foram golpeados e, com violência, foram jogados dentro do container de um caminhão Kenworth de cor vermelha. De acordo com testemunhas, os maus-tratos direcionados aos animais causaram a morte da maioria, cujos corpos ficaram no veículo estacionado na rua La Cruz e Eje 6.
Oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da capital, do setor de Granjas, chegaram ao local na tarde do dia 14 de março para inspecionar o local. Ao abrir o container os oficiais encontraram os animais mortos, porém não conseguiram saber exatamente o número de vítimas “porque ao tentar abrir o mesmo, os que ainda estavam com vida tentaram sair desesperadamente”, mencionaram. Calcula-se que 20 animais perderam a vida devido aos maus-tratos que receberam.
Alguns vizinhos indicaram aos agentes que os agressores matam os animais dentro do container e os vendem lá mesmo.
Por esse delito foram detidos Fabián Colín Gómez, de 20 anos, Mauricio Daniel García Gómez, de 21 anos, Víctor Berdin Alférez, de 34 anos, Joan Enrrique San Juan Berdín, de 26 anos, Felipe Peralta González, de 50 anos, e Pedro Berdín Alférez, de 42 anos.
Após terem seus direitos lidos, os sujeitos foram colocados à disposição do Ministério Público correspondente pelo delito de maus-tratos e morte dos animais.
O Código Penal para a Cidade do México em seu capítulo sobre “Delitos cometidos contra animais não humanos”, estabelece que as pessoas que cometem atos de maus-tratos ou crueldade contra qualquer espécie animal, causando-lhe lesões evidentes, sem que coloque em perigo a sua vida, será imposta uma sanção de seis meses a dois anos de prisão e de 50 a 100 dias de multa. Se as lesões colocam em risco a vida do animal as sanções são incrementadas.
Aqueles que provoquem a morte de qualquer animal receberão uma sanção de 2 a 4 anos de prisão e de 200 a 400 dias de multa, e serão proibidos de ter qualquer animal sob seus cuidados. A multa e sanção são por cada animal.