Cuidados para cavalos de cascos frágeis

0
Compartilhar

Cuidados para cavalos de cascos frágeis

Cavalos com cascos sensíveis podem sofrer de dor e desenvolver problemas de treinamento, caso estejam sentindo algum desconforto. Alguns têm cascos naturalmente delicados que não enrijecem bem. Quando esses animais têm suas ferraduras removidas para o inverno ou porque não trabalharão por um período de tempo, seus cascos podem ficar moles e sensíveis, pois não estão protegidos com ferraduras. Um clima úmido e pastos encharcados também podem produzir cascos frágeis, pois eles não conseguem se manter secos regularmente. Cascos frágeis podem também levar a hematomas e abscessos.

Ferraduras

Contate um ferrador para colocar as ferraduras nos cascos do animal. Isso elevará ligeiramente suas patas do chão, reduzindo o contato entre o solo e o casco, eliminando possíveis dores ao pisar. Calçar um cavalo com ferraduras não endurecerá seus cascos frágeis, mas eliminará qualquer desconforto causado pelo contado direto com o chão. Quando as ferraduras forem removidas e o cavalo ficar novamente com os cascos descalços, a dor pode reaparecer.

Tratamentos tópicos

Como cavalos com cascos frágeis são muito comuns, é ideal aplicar graxas protetoras de casco como Vita Casco Winner Horse diretamente nos cascos do animal em intervalos regulares para ajudar a fortalecê-los e protege-los da umidade. Veneza terebintina e iodo são algumas substâncias que podem ajudar a endurecer cascos e que podem ser aplicadas com um pincel antes da aplicação de Vita Casco.

Botas

Há muitos tipos de botas para cavalo disponíveis comercialmente no mercado. Essas botas protegem o casco do animal com uma base de borracha, cobrindo toda a área da parede do casco. Ao contrário de ferraduras que são pregadas nos cascos do cavalo, as botas podem ser colocadas e removidas do cavalo, sempre que necessário. Essas botas são fabricadas por encomenda, de acordo com o tamanho dos cascos do animal, por isso é importante medir o casco do seu cavalo antes de comprar esses produtos.

Ajuste gradual

É possível endurecer gradualmente o casco de um cavalo, fazendo-o lentamente se acostumar a um solo mais duro ao longo de um período de semanas. Para isso, adicione cascalhos em uma área de 2 m em torno da gamela de água do animal. Isso exigirá que o cavalo pise no chão desconfortável várias vezes por dia por curtos períodos, toda vez que ele precisar beber. Como resultado, isso vai endurecendo lentamente os cascos frágeis de modo que a sensação desconfortável desapareça gradualmente.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *