9
nov
JOGOS EQUESTRES MUNDIAIS VOLTAM AOS EUA EM 2018, APÓS A DESISTÊNCIA DO CANADÁ
Os Jogos Equestres Mundiais 2018 vão agitar o Tryon International Equestrian Center na Carolina do Norte (EUA), entre 10 e 23 de setembro de 2018. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Comitê da Federação Equestre Internacional (FEI) nessa quinta-feira, 3/11, após a desistência de Bromont no Canadá.
A data original dos Jogos – 12 a 26 de agosto – mudou em função de estudos científicos que apontaram para condições climáticas mais favoráveis em setembro na Carolina do Norte, considerando em especial o bem estar dos equinos. A FEI também avaliou a melhor data na agenda mundial dos eventos equestres.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar Tryon como sede dos Jogos Equestres Mundiais 2018″, destacou Ingmar de Vos, presidente da FEI. “A equipe de Tryon fez uma apresentação impressionante e temos total confiança no comitê organizador. É um local realmente espetacular, e quase toda infraestrutura para as oito modalidades já existe. Esperamos uma fantástica celebração do esporte em mais alto nível daqui a dois anos.”
O Tryon International Equestrian Center, criado por Mark Bellissimo em Mill Spring, Carolina do Norte, tem uma área de 6.474.970 metros quadradados e fica aos pés das Blue Mountains. O local conta com 1,2 mil cocheiras permanentes, 12 picadeiros incluindo uma arena internacional iluminada com capacidade para 12 mil pessoas e área VIP para 1,5 mil, além de uma arena coberta com 5 mil lugares sentados e um percurso de cross-country de nível mundial que será usado para o CCE e a atrelagem. A área ainda é cercada por centenas de quilometros de trilhas para enduro.
Paralelamente, o local possui excelentes facilidades para atletas e público incluindo restaurantes, acomodações, entre outros pontos. Um novo departamento veterinário está em construção. “Estamos muito satisfeitos com essa notícia, agradecemos a confiança da FEI e a honra de sediar esse prestigiado evento”, disse Mark Belissimo. “O evento é muito importante para a comunidade equestre da Carolina do Norte e estamos ansiosos para trabalhar em parceria com a FEI e a United States Equestrian Federation (USEF), e promover fabuluosos Jogos em 2018″, acrescentou o dirigente e horseman.
“A FEI está 100% comprometida com o conceito dos Jogos Equestres Mundiais e estamos agradecidos a todos que demonstraram interesse em sediar a edição 2018″, ressaltou Ingmar de Vos. “Esse entusisamo demonstra e a importância do evento para toda comunidade hípica.”
Os Jogos Equestres Mundiais acontecem a cada quatro anos, exatamente, no meio do ciclo olímpico e é um dos maiores eventos de esporte no mundo, com Campeonato Mundial nas oito modalidades chanceladas pela FEI: Salto, Adestramento, Adestramento Paraquestre, Concurso Completo, Enduro, Volteio e Rédeas.
A primeira edição dos Jogos rolou em Estocolmo (Suécia) em 1990. Desde então tiveram sede em The Hague (Holanda) em 1994, Roma (Itália) em 1998, Jerez (Espanha em 2002, Aachen (Alemanha) em 2006 e, pela primeira vez, fora da Europa em Kentucky (EUA) em 2010. Em 2014, os Jogos voltaram para Europa na Normandia (França) e atrairam mais de 500 mil espectadores, audiencia de televisão estimada em 350 milhões e impacto de 358 milhões de euros na economia francesa.
Fonte: FEI; Brasil Hipismo e CBH