Como aferir os sinais vitais do seu cavalo?

11+
Compartilhar

Como aferir os sinais vitais do seu cavalo?

O guia de referência essencial para verificar e acompanhar os sinais vitais do seu cavalo.

 

Sinais vitais

Saber como medir os sinais vitais do seu cavalo é uma habilidade que cada proprietário de cavalos deveria ter. Se seu cavalo parece aborrecido e caído, você acha que ele pode estar com cólica, ou ele está fora de sua alimentação, a aferição de sinais vitais é o primeiro passo para avaliar o problema. Se você precisar chamar o veterinário em caso de emergência, conseguir fornecer sinais vitais do seu cavalo é uma informação muito útil. Veja como;

 

Sinais vitais

A frequência cardíaca (pulso)

Para medir a frequência cardíaca, você precisa encontrar um grande vaso sanguíneo perto da pele do seu cavalo. O ponto mais fácil de sentir o pulso do seu cavalo é através de sua artéria mandibular. Veja como encontrá-la:

Coloque o seu dedo indicador e médio no sulco entre as bochechas debaixo do queixo do cavalo. Traga seus dedos em sua direção para que você sinta o interior da bochecha – isso pode ser feito em ambos os lados, esquerdo ou direito. Cuidadosamente, você deve sentir uma estrutura tipo de uma “corda de borracha”; que é a artéria mandibular. Pressione os dedos levemente sobre ela até que você pegar o pulso. Não meça a frequência cardíaca com o polegar, pois você pode estar pegando seu próprio pulso. Sempre use o seu indicador e/ou dedos médios.

O que é normal: freqüência cardíaca em repouso normal para um cavalo adulto; médias cavalo entre 28 e 44 batimentos por minuto (bpm). A maioria dos potros jovens têm taxas de pulso em repouso entre 70 e 120 batimentos por minuto.

Como calcular: Para calcular a frequência cardíaca do seu cavalo, encontre o pulso e conte as batidas por 15 segundos, em seguida, multiplique esse número por quatro. Isto lhe dará o número de batimentos cardíacos por minuto. Lembre-se que um batimento cardíaco é igual a um som duplo; não faça uma contagem dupla acidentalmente.

 

Taxa de respiração

Coloque seu cavalo em silêncio sem se mover; observe cuidadosamente as narinas e conte quantas vezes você observar seu cavalo respirar. Se você tem dificuldade de observar o movimento nas narinas, um outro lugar para se observar a respiração é o flanco do cavalo. Não tente estender a mão perto das narinas do cavalo para sentir a respiração; isso pode incentivar o cavalo a farejar sua mão, o que artificialmente eleva sua verdadeira taxa de respiração.

O que é normal: taxa de respiração em repouso normal para um adulto; médias de 10 a 24 respirações por minuto. Potros recém-nascidos são cerca de duas vezes mais acelerados: de 20 a 40 respirações por minuto.

Como calcular: Tal como acontece com frequência cardíaca, conte o número de respirações que você observar durante 15 segundos, em seguida, multiplique por quatro. Lembre-se que uma única respiração é composta tanto de um inalar quanto de um exalar, portanto, cuidado para não fazer dupla contagem.

 

Sinais vitais

Temperatura

Em seu kit de saúde emergencial, você deve ter um termômetro digital.

Fique ao lado da traseira do seu cavalo. Verifique se o seu cavalo está amarrado, ou se alguém está segurando o cabresto. Fale com o seu cavalo para que ele saiba que você está lá e passe a mão pelas costas sob sua cauda. Cuidadosamente e lentamente levante a cabeça da cauda para o lado. Se estiver disponível, aplique um pouco de lubrificante na ponta do termômetro. Insira a ponta do termômetro no reto do cavalo. Se seu cavalo se mover, mova-se com ele. Apenas remova o termômetro depois de ouvir o sinal sonoro.

O que é normal: temperatura retal normal para um cavalo adulto é entre 37° e 38 °C. A temperatura de um potro recém-nascido pode chegar a 39° C.

 

Sinais vitais

Membranas mucosas e tempo de preenchimento capilar (TPC)

Avaliando a cor e umidade da membrana mucosa juntamente com a TPC são medidas de pressão arterial e estado de hidratação do cavalo.

Levante o lábio superior de seu cavalo para que possa ver facilmente as gengivas, que são suas membranas mucosas. Primeiro observe a cor. Toque as gengivas levemente com o dedo para avaliar a umidade. Para medir a TPC, pressione as gengivas com o dedo durante alguns segundos, depois levante o dedo. O local pressionado primeiro ficará pálido e, em seguida, a cor rosada deve voltar. Conte os segundos que leva para as gengivas retornarem à sua cor original.

O que é normal: membranas mucosas normais para um cavalo adulto deve ser rosa ou rósea e úmida. TPC deve ser de dois segundos ou menos. Estes valores são os mesmos para potros. Exemplos de membranas mucosas anormais incluem gengivas roxas esbranquiçadas, cinzentas, ou escuras.

 

Sinais vitais

Sons gastro-intestinais 

O trato intestinal do cavalo deve estar sempre em movimento. Ouvindo os sons do intestino do seu cavalo ajuda a avaliar o quão bem o aparelho digestivo está funcionando; esta é uma parte vital da saúde geral. Embora você possa ouvir normalmente alguns sons do intestino atentamente ao lado de seu cavalo, a melhor avaliação é feita através de um estetoscópio. Você pode comprar um estetoscópio com preços razoáveis ​​na maioria das farmácias ou veterinárias.

O intestino de um cavalo pode ser dividido em quatro quadrantes: superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito. Com o estetoscópio nos ouvidos, comece no lado esquerdo de seu cavalo. Coloque o lado plano do instrumento para baixo na parte superior esquerda do abdômen alguns  centímetros atrás das costelas no nível do quadril. Não mova o estetoscópio, apenas ouça em um local fixo por cerca de 15 segundos. Em seguida, mova o estetoscópio para o quadrante inferior esquerdo: mova diretamente para baixo até começar a atingir a curva da barriga. Novamente, dê uma pausa aqui por cerca de 15 segundos e volte a ouvir. Repita no lado direito.

O que é normal: Um cavalo, independentemente da idade, deve ter um intestino relativamente ativo produzindo uma gama de sons diferentes, como múrmuros, rugidos, rangidos, cliques etc. Ouvindo todo o intestino, você deve ouvir alguns, ou mesmo todos, estes sons. Sons intestinais anormais são aqueles que são muito reduzidos ou completamente ausentes. Certifique-se de ouvir todos os quatro quadrantes. Não presuma que, se um quadrante soa normal, os outros três fazem, também.

 

Fonte: ANNA O’BRIEN, médica veterinária do ambulatório veterinário de grandes animais do centro de Maryland, NC. Sua prática aborda qualquer abordagem da natureza equina, de cavalos à zebras no jardim zoológico local.

6 Comentários

  • avatar
    Jerry Cieber de Carvalho
    27 de abril de 2016

    Ótima matéria. Adorei!

  • avatar
    Dirceu
    4 de agosto de 2016

    muito Ótimo! desejo receber mais informações, sou estudante Técnico em Veterinária, gosto de cavalos. Grato. Abraço.

  • avatar
    augusto
    16 de setembro de 2016

    Olá, informações preciosas, sou estudante de Gestão De Equinocultura, e desejo receber informações em meu email, Desde já agradeço a atenção

  • avatar
    Hypolito militao
    20 de agosto de 2017

    Show de Informações.
    Parabéns.

  • avatar
    Bruna melo
    2 de setembro de 2017

    ESTÃO DE PARABÉNS ! Sensacional ! A maioria dos sites não falam o tempo e a multiplicação dele para aferir !

  • avatar
    Ana Cristina
    6 de setembro de 2017

    Adorei a matéria eu estudo para auxiliar de veterinária

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Open chat